fbpx

O que é e como funciona a manutenção preventiva em geradores de energia?

por | nov 29, 2022 | Sem categoria

Geradores de energia são equipamentos complexos que precisam de certos cuidados, um deles a manutenção preventiva. Esse processo é realizado para garantir o bom funcionamento do gerador quando você mais precisar. 

Neste texto, você vai entender como funciona esse tipo de manutenção e sua importância para o equipamento. Continue a leitura para saber mais. 

Afinal, o que é a manutenção preventiva em geradores?

O processo de manutenção é realizado para consertar o equipamento em casos de danos. Quando é feito preventivamente, a ideia é preservar a vida útil do gerador, evitando que ele precise de reparos com certa frequência. 

Para isso, testes e avaliações prévias nos componentes do grupo gerador são realizados por um especialista. Ele vai identificar se o equipamento precisa trocar algum sistema, por exemplo, antes que ele dê defeito.

Assim, a manutenção preventiva nada mais é que uma preocupação para que o gerador esteja sempre em boas condições. Ela é realizada antes do problema aparecer em um período pré-determinado, normalmente, uma vez ao mês. 

Como funciona a manutenção preventiva?

No processo de manutenção os geradores são submetidos a uma série de testes em cada um de seus sistemas. Isso é feito para entender quais as necessidades de cada um deles, como a troca de óleo e filtros, por exemplo. 

Alguns processos são vitais para que a manutenção preventiva seja de qualidade e garanta o bom funcionamento do gerador. Neste caso, é importante que o técnico:

  • Utilize equipamentos adequados para esse processo para executar de maneira rápida e assertiva os procedimentos de manutenção;
  • Realize uma análise abrangente sobre o sistema, coletando dados e realizando testes para compreender as condições gerais do gerador de energia;
  • Defina um cronograma periódico para as próximas manutenções, visando ter um plano de ação em relação aos reparos que o equipamento possa precisar. 

Esses fatores tornam possível analisar de maneira profunda o equipamento, promovendo uma manutenção completa. 

Lembrando que o processo é feito por um técnico especializado que saberá identificar possíveis inconformidades no gerador e repará-las se necessário. 

Por que os geradores de energia precisam desse processo?

O objetivo principal da manutenção preventiva é analisar detalhadamente a estrutura do sistema para identificar possíveis danos ou falhas. Nesse processo, a ideia é prevenir que esses problemas comprometem o funcionamento do sistema, realizando o reparo se necessário. 

Quando feita preventivamente, reduz de forma considerável o risco de manutenção corretiva. Esse é um tipo mais caro e que pode deixar o equipamento parado por alguns dias. 

A forma preventiva apresenta um custo-benefício mais atrativo, além de garantir o funcionamento do grupo gerador sempre que for necessário. Além disso, a manutenção apresenta algumas vantagens:

  • Consegue prolongar a vida útil do gerador, mantendo-o em funcionamento, principalmente quando você mais precisar; 
  • Evita prejuízos causados pelo não funcionamento do equipamento, já que a manutenção corretiva é bem mais cara; 
  • Com a manutenção preventiva em dia, os geradores funcionam em sua máxima potência.

Fora tudo isso, o processo de manutenção é indicado por questões de segurança, afinal o grupo gerador precisa estar em boas condições. 

Essa dica foi útil para você? Em nosso blog você vai encontrar outros conteúdos como esse, onde pode tirar dúvidas sobre geradores de energia e sua utilidade no dia a dia. Clique aqui para acessar o blog agora mesmo. 

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This