O horário de pico é um determinado período no dia em que o consumo de energia é elevado. Cada estado tem uma faixa de horário considerada de ponta, em São Paulo, por exemplo, ela ocorre das 17h às 20h30.
A energia é consumida tanto em residências, quanto no setor comercial, já que muitas empresas ainda não encerraram suas atividades no horário.
É por isso que neste artigo vamos entender como a faixa de horário afeta a sua empresa e o que fazer para melhorar a situação. Vamos lá?
O que é horário de pico?
Conhecido também como horário de ponta, trata-se de um momento no dia em que o consumo de energia é alto. Normalmente, é nesse período que o consumidor está em casa e utiliza o chuveiro e eletrodomésticos para suas atividades de rotina.
Além das residências, as empresas entram nessa faixa, já que boa parte das indústrias e comércios ainda estão em atividade.
O horário varia das 18h até às 21h, podendo começar e terminar mais cedo dependendo do estado. Em São Paulo, como já mencionado, vai das 17h às 20h30.
Como o horário de pico influencia na conta de energia?
O período é considerado crítico para o fornecimento de energia pelas companhias. Isso porque há mais pessoas consumindo e as concessionárias precisam dar conta de suprir essa demanda.
O horário apresenta o valor mais elevado da tarifa de energia, encarecendo as contas no fim do mês. Esse é um dos motivos das empresas reduzirem o uso de máquinas durante o período.
Para amenizar a situação, a Aneel trabalha com campanhas de conscientização e outras ações que promovem a redução do consumo. Também existe a opção da Tarifa Branca, mas sobre ela você entende no próximo tópico.
Tarifas x horário
As faixas de horário são classificadas como de ponta, intermediária e fora de ponta. Normalmente, a tarifa para residências é fixa, diferente das empresas, principalmente do setor industrial.
Então, as tarifas para empresas durante o horário de pico podem sofrer variação. Como hoje existe a opção da Tarifa Branca, é possível controlar melhor o consumo e economizar.
A alternativa é um incentivo para que as empresas adotem um consumo médio de 250 kW por mês ao longo do ano. Elas também devem se comprometer a gastar mais energia fora do horário de ponta.
Para entrar nessa tarifa, é preciso que o titular da conta solicite a opção em postos de atendimento. Ela é válida para consumidores dos subgrupos B1, B2 ou B3 e para o grupo A que apresente consumo similar ao B.
Soluções para reduzir o consumo
Mesmo que a empresa não adote a tarifa branca, é ideal ter medidas para um consumo adequado e econômico. Trouxemos aqui duas ações que podem ajudar:
Definir metas de redução
O consumo de energia em uma empresa está atrelado a liderança e ter metas claras para redução esbarra nessa questão. É importante que a empresa analise seu consumo energético por setor para aplicar as metas.
Isso servirá para entender qual setor gasta mais energia e gera desperdícios, para que o controle seja abrangente.
Usar um gerador de energia
Essa é uma alternativa que pode colaborar positivamente para a redução do consumo, inclusive fora do horário de pico.
O gerador de energia é um equipamento com potência suficiente para abastecer a empresa ao longo do horário. Também serve para situações de emergência, caso haja falhas no fornecimento convencional.
Que tal aprender mais sobre esse equipamento? Clique aqui para acessar nosso blog e ler outros conteúdos que explicam sobre os geradores.