Existem diferentes tipos de grupo gerador, cada um com as suas particularidades, como por exemplo do gerador silenciado. Entender a diferença entre eles é essencial na hora de comprar ou alugar o equipamento, para não ter erros na escolha.
Foi pensando nisso que preparamos esse texto para você, de modo a apresentar dois modelos específicos. Aqui você irá conhecer mais sobre o tipo silenciado e carenado, como cada um deles funciona e as suas vantagens. Então continue a leitura para mais informações!
O que é um gerador de energia?
Antes de falarmos sobre os tipos citados, que tal começar entendendo o que é esse equipamento e a sua utilidade?
Geradores de energia, como o nome indica, são uma fonte alternativa para garantir o recurso elétrico durante emergências. Situações em que há falha no fornecimento, por exemplo, são uma opção de uso para eles.
Por conta disso, a máquina pode ser utilizada como um plano de contingência quando não houver energia em sua casa ou empresa. A ideia é manter a rotina normal daquele espaço, sem que fique no escuro. Um gerador tem acionamento automático e, muitas vezes, quem o utiliza nem sente que faltou energia.
Sabendo disso, vamos conhecer mais sobre o gerador silenciado e o carenado.
Gerador carenado
Esse é um tipo de equipamento que funciona sem emitir muitos ruídos e tem a mesma eficiência de outros modelos.
Para promover esse efeito, o gerador é revestido por um contêiner ou carenagem, que nada mais é que uma estrutura metálica. Esse revestimento acondiciona o equipamento, protegendo-o contra ações climáticas, por isso é ideal para uso em áreas abertas.
O grupo gerador carenado é fixado sob chassis metálicos e pode ser encontrado com ou sem insonorização, o que significa que é feita uma proteção no equipamento contra os ruídos. Logo, se não passar por esse processo, ele não é considerado silencioso.
Esses geradores apresentam ruídos quase imperceptíveis, mas ainda assim existem. No geral, o nível de barulho é de 75 a 85 decibéis por até um metro de distância do equipamento.
Leia também: Queda de energia no condomínio? 3 maneiras para resolver isso
Gerador silenciado
Um gerador silenciado possui um isolamento acústico, de modo a torná-lo silencioso. Sendo assim, é feito um revestimento com espuma termoacústica que irá atenuar os sons emitidos pelo motor.
Entende-se que esse equipamento é carenado, o que não é verdade. Um gerador carenado é revestido apenas por um contêiner simples para diminuir os ruídos, mas sem o tratamento acústico. Já esse modelo em questão deve atender a rígidas especificações de limite acústico, para que seja considerado um gerador silencioso.
Para isso, ele possui portas laterais e venezianas para atenuar os ruídos, além do revestimento já citado. Esses espaços são essenciais para permitir a entrada e saída de ar.
Essa opção é indicada para espaços específicos, onde o barulho pode atrapalhar a rotina do local – hospitais, residências, comércios e eventos.
Dependendo da distância, o equipamento emite entre 75 a 65 decibéis. Há ainda modelos considerados supersilenciados, cujos ruídos são ainda mais imperceptíveis pelo tratamento acústico. Sendo assim, se você precisa dessa solução, opte pelo gerador silencioso. E caso precise de mais dicas para escolher o modelo, nosso blog pode ajudar.
Nós da ATG temos diversos conteúdos explicando as vantagens de utilizar um gerador em sua casa ou empresa. Clique aqui para acessá-los.