Você já parou para pensar na importância de um gerador de energia para o seu condomínio?
Nenhum morador quer passar pela situação de falta de energia elétrica. Até mesmo porque, ficar sem luz em casa e ter que subir vários degraus de escada não parece algo muito atrativo. Fato é que quando falamos em segurança de condomínios, ele é um fator significativo.
É por isso que o gerador de energia está se tornando cada vez mais comum entre os condomínios.
Embora seja considerado um gasto significativo para muitos empreendimentos, obter um gerador de energia é algo que tem sido levado em consideração por muitos condomínios.
Isso se deve à capacidade do equipamento de manter a energia durante um blecaute para coisas como elevadores, portões, sistemas de segurança, recepção remota, luzes de áreas comuns e, em algumas circunstâncias, até mesmo apartamentos individuais.
Mas como funciona um gerador de energia?
As Unidades de kilovoltamperes (KVA) são usadas para medir a potência de grupos geradores, e quanto mais KVA um grupo gerador de energia tiver, mais equipamentos conectados ele poderá operar.
Além disso, o gerador de energia também requer combustível, podendo funcionar com gás natural, etanol, diesel ou biocombustível. Os sistemas à base de diesel são atualmente mais prevalentes em condomínios.
Normalmente, a escolha é ter um sistema de segurança, interfones, portões automáticos e um dispositivo que mantenha as luzes acesas nas áreas comuns.
Contudo, a disposição do equipamento, o consumo de combustível e o tamanho de seu tanque afetam o tempo que o grupo gerador de energia “suporta” para funcionar. O modelo adquirido precisa idealmente ter uma autonomia de pelo menos 6 horas.
É importante ter em mente que, em geral, os geradores podem ser alimentados durante o funcionamento sem problemas.
X sinais de que o seu condomínio precisa de um gerador de energia
Faltou energia
A falta de energia é uma situação que traz transtornos para todos os moradores. Desse modo, se já ocorreram apagões, saiba que fazer uso de um gerador de energia garante energia para todos, logo após um blecaute.
O sistema de segurança já falhou
Quando acontece um apagão, consequentemente, ocorrem falhas no sistema de segurança, isso significa que as câmeras de segurança e alarmes deixam de funcionar no momento da queda de energia elétrica, o que traz risco aos moradores, facilitando a entrada de ladrões no ambiente.
Contudo, se o seu condomínio possui geradores de energia, logo após um blecaute, o equipamento tem a capacidade de restabelecer a energia e normalizar o sistema de segurança de todo o condomínio.
Os moradores reclamam que conta de energia está alta
Talvez, você não saiba, mas o horário de pico, entre 18h e 21h, costuma ser o horário em que a energia fornecida é mais cara, visto que esse é o momento em que a população mais consome energia elétrica.
Sendo assim, o gerador de energia pode ajudar na economia de custo do seu condomínio. Isso porque esse equipamento, além de ter a capacidade de fornecer energia elétrica nos momentos de apagões, também pode ser utilizado nos horários de pico, trazendo economia para os moradores.
Conclusão
Além de todos esses pontos apresentados, ao fazer uso de um gerador de energia elétrica, os moradores mantêm seus refrigeradores ligados para manter seus alimentos conservados, o que costuma ser uma preocupação ao faltar energia elétrica.
Outro grande benefício em ter um gerador no seu condomínio é o conforto garantido no lar, pois todos os aparelhos eletrônicos, como TV, rádio, computador e micro-ondas, voltam a funcionar normalmente após um blecaute.
Se o seu condomínio tem apresentado esses sinais, é hora de instalar um gerador de energia e garantir o conforto, segurança e economia da conta de luz dos moradores.
As vantagens são inúmeras.
A ATG Geradores tem um time de engenheiros especialistas preparados para visitar o local onde será realizada a instalação de grupos geradores e realizar uma análise completa do ambiente.
Conheça agora mesmo a ATG e solicite o seu orçamento!