A conta de luz teve novos reajustes e ficou ainda mais cara, o que pesa no orçamento da sua empresa. Neste ponto, pensar em eficiência energética pode ser a solução para reduzir o consumo de maneira satisfatória.
Quando entramos nesse assunto, a ideia é adotar uma postura sustentável na rotina da empresa. E isso, vai desde mudar as cores nos ambientes, até a conscientização dos colaboradores.
Para te ajudar nessa missão, listamos 4 dicas sobre gestão de energia para garantir mais eficiência no consumo. Continue a leitura para conhecê-las.


O que é eficiência energética e como ela pode ajudar?
O termo representa uma série de ações voltadas para reduzir custos com energia e, por consequência, preservar o meio ambiente.
Um dos maiores exemplos disso é a criação de aparelhos e eletrodomésticos com melhor eficiência. Isso é feito através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), criado em 1985, pela Eletrobras.
Aparelhos com o Selo Procel consomem menos energia e são indicados no mercado. Isso se tornou um incentivo para a criação de mais aparelhos com essa mesma finalidade.
Seja nas residências ou em espaços comerciais, a redução do consumo não deve se basear somente nesses aparelhos a eficiência energética também é feita por diversas outras ações.
Leia mais: Como promover um consumo de energia elétrica consciente na empresa?
Ações para obter eficiência energética
1) Utilize sensores de presença
Alguns ambientes são mais movimentados do que outros e não precisam de iluminação o tempo todo. Copas, banheiros, corredores e escadas são um bom exemplo desses espaços.
Os sensores de presença são utilizados nas lâmpadas, de modo que automatiza seu atendimento. Elas irão acender quando identificar movimentação nesses espaços e apagam quando o ambiente fica vazio.
Com isso, as luzes ficaram acessas somente pelo tempo necessário, sem consumir energia à toa.
2) Faça o isolamento térmico dos ambientes
O ar-condicionado é um dos vilões para a eficiência energética por conta de seu alto consumo do recurso. Mas, é possível manter o ambiente menos vulnerável ao clima com outras soluções.
Neste caso, o isolamento térmico pode ajudar a reduzir o calor vindo de fora do ambiente.
Há janelas duplas que apresentam uma cama de ar entre os vidros, elas reduzem a troca de calor externo. São um bom exemplo de como isolar termicamente os ambientes.
3) Envolva os funcionários
Para promover uma melhor gestão do consumo é preciso da colaboração de todos. É por isso que você deve envolver os colaboradores nessa missão para garantir mais eficiência energética na empresa.
Isso é necessário porque ações como esta apresentam benefícios, não apenas para empresas, mas aos próprios colaboradores.
Desta forma, busque maneiras de conscientizá-los sobre o que está sendo feito e qual o papel deles nessa missão.
4) Não fique refém do fornecimento convencional
O Brasil tem um dos valores mais altos de energia no mundo todo. Pelo preço pago, o correto seria um fornecimento de qualidade, o que não acontece.
Há falhas constantes, sobretudo em períodos de chuva, algo bastante prejudicial para as empresas. Neste caso, é possível investir em soluções inteligentes para o fornecimento de energia, como um gerador.
Esses equipamentos podem ser utilizados como fonte auxiliar ou de forma contínua para fornecer energia à sua empresa. Com o uso você consegue reduzir os gastos, principalmente em horários de maior pico.
Também é um plano de contingência para o fornecimento convencional, estando seguro caso a energia acabe de repente.
Caso esteja buscando mais formas de promover a eficiência energética em sua empresa, entre em contato conosco.

