Você já deve ter reparado que nos últimos meses a conta de luz ficou mais cara, certo? Isso é impacto de algumas ações, sobretudo relacionadas ao consumo de energia elétrica.
As empresas, em especial o setor industrial, apresentam gastos de energia elevados. Isso porque a energia é que dá vida a milhares de máquinas diariamente, fazendo todo o ciclo de produção funcionar como deveria.
Considerando o cenário atual, aplicar estratégias de redução se torna essencial, não somente para diminuir o valor das contas, mas pensando no futuro do planeta. Se você deseja mudar a postura de consumo na sua empresa, está no lugar certo. Neste texto, listamos 4 dicas para adotar daqui para frente, confira:
Consumo consciente: entenda o que é
De maneira resumida, esse assunto diz respeito aos nossos hábitos de consumo e como eles afetam nosso dia a dia.
O consumo consciente está ligado ao meio ambiente, mas não fica limitado somente a ele. Toda ação que cause impacto, como o lado financeiro, por exemplo, entra nesse conceito.
Sendo assim, ao ter gastos elevados de energia, sua empresa não está apenas comprometendo as contas, mas impactando a vida de outras pessoas e da natureza.
Porém, isso pode ser revertido e iremos falar sobre o assunto nos próximos tópicos. Confira a seguir 4 dicas de como reduzir o consumo de energia elétrica na sua empresa.
1) Aposte em iluminação natural
Em algumas empresas é possível aproveitar a luz do dia para reduzir o consumo, ao menos nos escritórios. A claridade proporcionada pela iluminação natural é suficiente para que você e seus colaboradores trabalhem ao longo do dia.
Deixe para acender as luzes apenas quando escurecer ou em dias chuvosos (em que o tempo fica fechado), economizando ao máximo a eletricidade. Outro ponto é dar preferência às lâmpadas de LED e instalar sensores complementares que acendem apenas quando necessário.

2) Cuidado com o ar-condicionado
Se a sua empresa possui ar-condicionado, tenha atenção ao uso do aparelho, pois ele é considerado um dos maiores “vilões”. Por ter um consumo de energia elétrica alto, o ideal é utilizar o equipamento apenas quando for necessário.
Caso o tempo esteja fresco, não há necessidade de ligá-lo. Porém, quando for o momento, certifique-se de que o ambiente está totalmente fechado, com portas e janelas vedadas.
Além disso, a limpeza dos filtros do equipamento ajuda a equilibrar o consumo de energia, evitando que o aparelho gaste mais do que deveria.
Leia também: Economia de energia: Como um gerador pode ajudar?
3) Lembre-se de desligar os eletrônicos
Computadores de mesa e notebook devem ser desligados após o uso, inclusive da tomada. Isso é necessário porque os aparelhos ficam no modo stand by e continuam realizando o consumo de energia elétrica.
Também é interessante programar a proteção de tela enquanto não o utiliza, durante as pausas, por exemplo.
Caso tenha outros aparelhos eletrônicos em sua empresa, como televisores e rádios, adote a mesma postura. Ligue-os apenas quando necessário e desligue depois de usados.
O mesmo vale para os celulares, por isso oriente aos colaboradores para não os manter carregando quando estiverem com a bateria cheia.
4) Maquinário e o consumo de energia elétrica
Essa dica vai especialmente para as indústrias. Muitos maquinários antigos acabam gastando acima da média e aumentando muito o consumo de energia elétrica.
É essencial verificar os equipamentos com frequência, realizar as manutenções necessárias e entender quando é preciso de fato realizar uma troca da máquina. Leve em consideração também os horários de pico – usar um gerador nesse momento pode ser interessante e ajudar a economizar, além de ser uma garantia de manter tudo funcionando se faltar luz!
Consumir energia de forma consciente pode mudar a rotina da sua empresa, não apenas em relação às contas. Adote uma postura de redução e notará o quanto isso faz bem no dia a dia!
E se precisar de mais dicas para economizar energia, aqui no blog da ATG você encontra diversos conteúdos. Basta clicar neste link para acessá-lo.
