Você sabia que problemas de funcionamento podem ser iniciados nas baterias para geradores? Sim, é esse componente que faz com que o sistema seja acionado, por assim dizer. Então, se há alguma avaria, todo funcionamento a rede é prejudicado.
Se esta peça for mal utilizada, deixando de lado as manutenções, a deterioração é uma das consequências. E isso irá afetar todo o gerador, culminando até mesmo na parada do equipamento.
Para você entender como a bateria influencia todo o funcionamento, preparamos este texto. Continue a leitura para mais informações.
Qual a função das baterias para os geradores?
De modo geral, esse componente é sistema cardiovascular do equipamento. Em outras palavras, é a bateria que envia sinais vitais ao grupo gerador, indicando se ele deve ser acionado ou não.
Por isso, é uma peça indispensável para esse sistema e requer atenção tal como outros componentes. Ela também passa por manutenção preditiva e tem cuidados específicos para seu bom funcionamento.
Além disso, as baterias para geradores precisam suportar a corrente de partida que fará o motor funcionar.
Leia também: Peças para geradores: Tenha uma empresa de confiança
O que fazer para não ter problemas com a bateria?
O melhor caminho para manter a bateria em perfeito estado é a manutenção preditiva. Esse processo é feito em todos os componentes do gerador, em períodos pré-determinados.
Fora a manutenção, alguns cuidados na hora de escolher as baterias para geradores também devem ser tomados.
Primeiro, é indicado verificar as especificações dessa peça, informações cedidas pelo fabricante. Esse passo é necessário para que as baterias para geradores sejam compatíveis ao porte do equipamento, de modo a suprir a demanda de partida.
Também é necessário buscar por um bom carregador de bateria, cuja função é mandar carga ao componente.
Neste caso, a peça injeta tensão a ela e alguns modelos possuem dispositivos de verificação, onde são realizados testes de ciclo nas baterias. O objetivo é analisar a qualidade deste componente e se ele está funcionando de forma adequada.
Não realizei a manutenção, o que pode acontecer?
A consequência mais comum nestes casos é a explosão das baterias para geradores, algo preocupante.
Os componentes emanam gases gerados por reações químicas, como o hidrogênio, por exemplo, sendo altamente inflamável. Então, uma pequena faísca pode causar um grave acidente.
Esse problema não é incomum, já que o motor produz faíscas normalmente, sobretudo ao dar partida. Se ele estiver frio, a demanda da bateria é muito maior, gerando uma produção ampla.
Essa situação é a causa mais comum, mas não é a única. Conexões soltas também podem causar a explosão, assim como o uso prolongado do gerador.
Quando é mantido ligado por longos períodos, as conexões são enfraquecidas, resultando no vazamento de gases.
A melhor maneira de evitar algo similar é através da manutenção preditiva, feita dentro do prazo adequado.
Neste processo, não só as baterias para geradores, como outros componentes do grupo, serão testadas e substituídas quando necessário.
Deixar a manutenção de lado é colocar em risco todo o sistema de fornecimento emergencial. E o que é para usar como plano de contingência, pode não funcionar quando você mais precisar.
Quer entender como é feito e a importância de um processo de manutenção? Em nosso blog você encontrará conteúdos sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas. Basta clicar aqui para acessá-los.