Você sabe o que difere geradores de energia a gás dos de gasolina e diesel? Nesse artigo você irá descobrir a diferença entre esses três tipos de geradores de energia, vamos lá?
Apesar de terem a mesma função, cada gerador possui qualidades únicas, contudo, essas vão além do combustível.
Mas o que são geradores de energia?
Os geradores de energia são máquinas cujo objetivo principal é manter uma diferença de potencial entre dois locais interligados, aumentando assim a energia das cargas que os transferem, produzindo energia elétrica.
Desempenham uma função parecida com a das baterias, por exemplo. Eles ganham um potencial maior devido à energia produzida pelas reações químicas que ocorrem em seu interior, que por sua vez fornecem energia ao maquinário.
A rede é mantida estável durante possíveis apagões e interrupções de energia por geradores, que convertem essa energia química, mecânica, solar ou outra em energia elétrica.
Vale ressaltar que os grupos geradores são separados com base nos diferentes fornecimentos de combustível que cada motor requer, como diesel, gás natural, gasolina, etc., bem como a quantidade de energia necessária para satisfazer a demanda.
Como saber qual gerador é ideal para o que preciso?
Ao adquirir qualquer item, sempre devemos analisar se ela atende às nossas necessidades.
Isso também funciona quando se trata de geradores de energia, sejam eles geradores de energia a gás, gasolina ou diesel
Para garantir que tudo continue funcionando em caso de panes ou interrupções não planejadas na rede elétrica, o primeiro passo é identificar com precisão o tipo de carga que será alimentada pelo equipamento e a quantidade de aparelhos ou máquinas que precisarão de energia constante .
Isso significa que, para tomar a melhor decisão, é fundamental entender como cada gerador opera, por isso, você vai ficar por dentro de cada um deles, de uma forma mais resumida. Confira abaixo…
Gerador a gás
Ele representa um combustível mais limpo e acessível, com a menor quantidade de poluição lançada no meio ambiente. Além disso, os geradores de energia a gás são de simples utilização e adaptação para reutilização térmica, como a cogeração.
Gerador a gasolina
Cada gerador a gasolina é projetado para realizar um serviço específico; eles geralmente são leves e raramente usados.Diferente dos geradores de energia a gás, o combustível normalmente contém alguns litros devido à facilidade de entrega, portanto, a duração do trabalho é baseada no consumo em litros por hora.
Os geradores a gasolina são utilizados para geração intermitente de energia em residências e pequenas empresas durante possíveis interrupções e problemas de rede, pois produzem menos ruído.
Gerador a diesel
Mesmo em situações em que a energia é constante, ou quando há necessidade de uso ininterrupto de energia elétrica, os geradores movidos a diesel são estáveis e aconselhados.
São utilizados principalmente para suprir necessidades elétricas em grandes locais que necessitam de muita energia, como grandes eventos e feiras, prédios e fábricas, supermercados, shopping centers, aeroportos, cinemas, shows e hospitais
Qual a melhor opção de gerador para condomínios?
A rotina das pessoas mudou drasticamente desde que a eletricidade foi criada e disponibilizada de forma praticamente universal, e hoje quase tudo o que fazemos depende dessa utilidade.
Essa dependência é consideravelmente mais evidente em um condomínio. Por exemplo, se faltar energia, é impossível fazer a circulação vertical, que muitas vezes é feita do elevador. Por isso, ter um gerador de energia é fundamental para garantir que o condomínio não perca o acesso a serviços vitais em caso de apagão.
A potência dos geradores é expressa em KVA. A quantidade de equipamentos que podem ser mantidos funcionando aumentará com o KVA do equipamento.
Um gerador normalmente tem um tanque de combustível que alimenta o motor e a unidade. Juntos, eles compõem o grupo de geradores de energia e fornecem o fornecimento elétrico necessário. Embora o diesel seja o combustível mais popular para geradores, gás natural, biodiesel ou etanol também podem ser usados para encher o tanque.
O tamanho dos tanques de um gerador influencia diretamente na quantidade de tempo que ele vai funcionar. Desse modo, depois que a eletricidade acabar, você pode prever que o gerador funcione por até 6 horas.
A maioria dos modelos de gerador permite que você os alimente enquanto estão funcionando, estendendo a quantidade de tempo que eles podem funcionar enquanto houver uma queda de energia.
Vale a pena escolher geradores para condomínios residenciais ou pequenos comércios que possam ligar as luzes das áreas comuns, os portões automáticos, os elevadores e os interfones por no mínimo seis horas.
Os geradores de energia a gás são uma opção adequada para condomínios que buscam inovação atrelada ao desempenho e versatilidade e é ambientalmente sustentável. Além do mais, os grupos de geradores movidos a gás natural podem atender com eficiência diferentes tipos de demanda.
Geradores de energia a gás: conclusão
Agora que você já sabe como funcionam os geradores de energia a gás e os demais, é essencial ter à disposição uma empresa que seja acessível e esteja atenta às suas necessidades.
A ATG Geradores é uma empresa de manutenção de geradores especializada em venda, instalação e manutenção preventiva e corretiva de grupos geradores e motobombas desde 1999.
Possuímos como foco a excelência e a qualidade na prestação de serviços de assistência técnica, automação e instalação de grupos geradores e motobombas em todo o território nacional.
Solicite agora mesmo seu orçamento, clicando aqui!