O radiador para gerador faz parte do sistema de arrefecimento no equipamento. Devido a sua importância, é um componente que não pode ser deixado de lado durante a manutenção.
Esse sistema é responsável por resfriar o motor, controlando sua temperatura e a quantidade de água circulando pelo sistema.
A falta de manutenção pode resultar em problemas que comprometem o funcionamento do gerador. Para entender, vamos te explicar como funciona o sistema de arrefecimento.
Entenda o que é e como funciona o sistema de arrefecimento
Grupos geradores são formados por alguns sistemas, entre eles o de arrefecimento.
A função desse sistema é controlar a temperatura do equipamento, sempre mantendo níveis mínimos e máximos. Desta forma, o equipamento não superaquece, por exemplo, o que pode comprometer suas funções enquanto está em atividade.
Em outras palavras, é o arrefecimento que preserva o motor na temperatura adequada para seu funcionamento.
Além disso, esse sistema ajuda na preservação de componentes essenciais, reduz a emissão de gases poluentes e o consumo exagerado de combustíveis.
O sistema de arrefecimento a água possui dois subsistemas chamados de termossifão e circulação forçada.
O primeiro é formato por líquido de arrefecimento, bomba d’água, válvula termostática, ventilador e radiador para gerador. Já o de circulação forçada conta com cabeçote do motor, válvula termostática e o radiador.
Em relação ao funcionamento, o termossifão é auxiliado pela bomba d’água fazendo o líquido circular pelo bloco do motor. Esse líquido percorre dutos e caneletas para efetuar a troca de temperatura quando se eleva.
Com isso, a válvula termostática recua por conta de sua dilatação, liberando o fluxo de líquido para o radiador. Com a troca de calor ocorre o resfriamento do equipamento.
Todo esse processo parece bastante complexo e realmente é por isso que a manutenção é tão necessária.
Agora que você já entendeu como funciona o sistema, podemos falar sobre como a falta de manutenção o afeta. Confira a seguir os 3 principais problemas do radiador para gerador.
1) Vazamentos no radiador para gerador
O líquido de arrefecimento pode vazar em decorrência da falta de manutenção, um problema bastante comum.
Para evitar isso, é necessário trocar mangueiras e fluídos a cada três anos ou conforme a orientação do fabricante. Também é importante seguir o nível de armazenamento indicado no próprio componente.
Se o líquido não obedecer às especificações, ele pode deteriorar rapidamente e causar vazamentos. Caso aconteça, o líquido invade a superfície do radiador para gerador, comprometendo suas funções.
Leia também: Geradores de energia: Comprar ou alugar?
2) Líquido de arrefecimento abaixo do nível
Aqui um problema está ligado no outro, já que os vazamentos podem resultar na baixa do líquido no reservatório.
A perda do líquido pode ser causada pela falta de limpeza e testes com o radiador para gerador.
Poças de líquido de arrefecimento próximo ao gerador e mudanças na textura ou cor do óleo podem indicar vazamento.
Esses sinais são visíveis com a manutenção, pois, é feita a verificação de todos os componentes, incluindo os níveis do líquido.
3) Baixa temperatura do líquido de resfriamento
O sistema de arrefecimento é responsável pelo controle de calor do motor durante o seu funcionamento. Quando falta energia, o gerador é ligado em apenas 10 segundos e para isso ele precisa estar aquecido.
Antes de o equipamento começar a operar, o sistema realiza o pré-aquecimento do líquido de arrefecimento. Em baixas temperaturas, o acionamento automático do gerador não irá funcionar, o que é um problema.
Isso é bastante similar aos carros que usam etanol como combustível. Se o clima estiver frio, o automóvel terá dificuldade para dar partida, pois, precisa ser “aquecido”.
A manutenção mantém a temperatura dentro do adequado para o acionamento do motor. O ideal é que ela esteja entre 32 º a 38 °C e não deve exceder 48 °C.
Se o sistema estiver abaixo dessa temperatura, o equipamento não ligará dentro dos 10 segundos.
Vale lembrar que o sistema de arrefecimento tem como componente o radiador para gerador que recebe os líquidos.
Esses 3 problemas comuns quando o grupo gerador não passa por manutenção preditiva.
O processo de manutenção verifica todos os componentes e realiza testes com frequência. Isso evita os problemas citados e a manutenção corretiva, sendo mais cara e demanda mais tempo para resolvê-los.
Está tendo problemas com o seu gerador de energia? Temos inúmeras dicas para manutenção e formas de economizar energia em nosso blog. Clique aqui para acessá-lo.