Não é de hoje que o uso de geradores de energia tem se expandido, inclusive em prédios residenciais.
E ao falar sobre isso, muitos síndicos imaginam que o aluguel seja a opção ideal. Na verdade, ter um gerador sempre à disposição apresenta muitos benefícios ao edifício.
Foi pensando nisso que nós da ATG preparamos esse conteúdo. Aqui você entenderá o que é melhor para o seu condomínio: comprar ou alugar um gerador? Confira a seguir.
Por que seu prédio precisa de um gerador de energia?
O fornecimento de energia por parte das companhias nem sempre é estável. Quedas ocorrem de forma imprevisível, comprometendo a rotina dos moradores, colaboradores e visitantes no edifício.
Com a falha no fornecimento, muitos serviços deixam de funcionar, como o sistema de segurança e elevadores, por exemplo.
E, muitas vezes, o condomínio pode ficar por longas horas no escuro, até que a situação se normalize.
Assim, é natural que as administradoras dos prédios pensem em um plano de contingência. Os geradores de energia entram como a melhor opção para esses casos. Seu acionamento é automático, reestabelecendo a energia no local de forma imediata. Desta forma, o prédio volta a ter eletricidade e não tem sua rotina afetada.
Leia também: Bandeira tarifária: Como reduzir a conta do condomínio?
Geradores de energia como fonte principal
Embora muitos condomínios e empresas recorram ao equipamento como uma fonte auxiliar de energia, seu uso pode ser mais amplo.
Um gerador é capaz de abastecer um prédio inteiro, fornecendo eletricidade para áreas comuns e no interior dos apartamentos.
O uso contínuo dos geradores de energia pode gerar economia ao local, sobretudo em horários de maior gasto de energia.
Não há qualquer contraindicação para o uso do gerador como uma fonte principal, onde o condomínio deixa de ser dependente das companhias.
No entanto, essa é uma possibilidade apenas para prédios que contam com um gerador próprio.
A locação entra como um auxílio, na maioria das vezes, emergencial ao espaço. Normalmente, o equipamento é alugado para suprir demandas em eventos ou em cortes no fornecimento previsto pela companhia.
Manter um gerador alugado visando economizar nas contas do edifício pode trazer o efeito contrário. Isso porque o condomínio terá custos com a locação, que nem sempre são acessíveis.
Vantagens de ter seu próprio gerador
Como mencionado no início, ter os geradores de energia em seu condomínio pode trazer inúmeros benefícios.
Geradores de energia conseguem suprir de forma eficiente às demandas do prédio, seja comercial ou residencial. Também se mostram bastante seguros, apresentando excelente custo-benefício.
A vida útil do equipamento pode ser prolongada se a manutenção for feita de maneira preventiva dentro do prazo recomendado.
Além disso, é importante destacar que o equipamento agrega em:
- Economia nas contas de energia;
- Resguarda o condomínio ou empresa de ficar sem eletricidade por longos períodos;
- Comodidade e conforto a moradores, funcionários e visitantes;
- Mantém serviços essenciais funcionando normalmente.
Como você pode ver, a compra do equipamento é uma solução prática e muito vantajosa. O seu condomínio pode se beneficiar muito ao ter um gerador próprio como plano de contingência.
E caso tenha dúvidas sobre o funcionamento do equipamento e como ele pode ajudar o seu condomínio, visite nosso blog.
Lá você irá encontrar diversos conteúdos completos sobre geradores de energia. Para acessar, é só clicar aqui.